9313- Aspectos práticos dos recursos cíveis de primeiro grau
A quem se destina: Advogados e Estagiários Inscritos na OAB, Bacharéis em Direito e Profissionais graduados de outras áreas
Carga horaria: 9 Horas.
Período: 11,18,25 de setembro das 19 as 22 horas
Data de início: 11/09/2023
Data de término: 25/09/2023

Objetivo Geral: analisar os aspectos eminentemente práticos relacionados aos recursos cíveis de primeiro grau, bem como as disposições gerais aplicáveis a esses recursosObjetivos Específicos: o presente curso objetiva analisar os recursos cíveis de Primeiro Grau – apelação, agravo de instrumento e embargos de declaração – artigo por artigo, em todos os seus contornos processuais. Serão objeto de análise, ainda, todas as questões referentes à teoria geral dos recursos que impactem nas mencionadas espécies recursais. O curso englobará, para tanto, além da verificação da letra da lei, recentes posicionamentos dos tribunais e melhor doutrina sobre a matéria. Ademais, o curso terá viés prático com dicas para a confecção das respectivas peças recursais. Conteúdo Programático DIA 21.06: * Ordem dos processos nos Tribunais e Disposições Gerais dos Recursos- Sanabilidade de vícios, poderes do relator, sustentação oral, sucumbência recursal, recurso adesivo, preparo, etc. * Embargos de declaração - hipóteses de cabimento, prazo, dever de fundamentação analítica por parte dos juízes, procedimento, efeito interruptivo e suspensivo, embargos protelatórios. DIA 22.06: * Apelação - hipóteses de cabimento, regime de preclusão, efeitos, requisitos formais, procedimento, juízo de admissibilidade, efeito devolutivo, requerimento de concessão de efeito suspensivo (como fazer na prática o requerimento), poderes do relator. DIA 29.06: * Agravo de instrumento - hipóteses de cabimento, tese da taxatividade mitigada do STJ (como trabalhar com a tese), regime de preclusão, efeitos, requisitos, procedimento, rol de peças e sua dispensa, juntada da petição do agravo em primeira instância, poderes do relator.

Obs.1: Para os cursos que permitam alunos não inscritos na OAB, estes deverão apresentar, no primeiro dia de aula, o comprovante de graduação.
Obs.2: A Escola poderá, em caráter excepcional, alterar datas e horários das aulas bem como poderá substituir o docente em caso de imprevisto. Reserva-se o direito de cancelar o curso caso não haja um número suficiente de alunos, sem ônus para os inscritos.
Obs.3: O conteúdo desta página é propriedade da ESA, sendo proibida a reprodução, publicação, distribuição, difusão, total ou parcial de material disponibilizado em qualquer espaço do site da Escola Superior de Advocacia, por meio eletrônico, impresso, fotográfico, gravação ou qualquer outra forma que possa tornar os conteúdos dos materiais acessíveis a terceiros, para fins particulares ou comerciais, bem como disponibilizá-los em serviços on line, websites, fóruns de discussão, e-mails, message board (quadro de mensagens), redes sociais, comunicadores instantâneos e todo e qualquer sítio virtual, sem a prévia autorização dos autores. Todos os direitos reservados.